You are currently viewing História da Caipirinha, Conheça a Origem da Caipirinha, Considerada Bebida Típica do Brasil

História da Caipirinha, Conheça a Origem da Caipirinha, Considerada Bebida Típica do Brasil

A História da Caipirinha, Conheça a Origem da Caipirinha, Considera

A História da Caipirinha, o drink considerado como bebida típica do Brasil possui muitas variações. Apesar disso todas concordarem que a Origem da Caipirinha se deu no Interior de São Paulo. Entretanto, não existe um consenso do verdadeiro motivo da sua criação em que localidade em que  ela Surgiu.

Como Surgiu a Caipirinha?

A História da Caipirinha Segundo o historiador Luís da Câmara Cascudo, conta que a origem se deu no no século XIX. A Caipirinha teve sua criação pelas mãos dos então, latifundiários do território de Piracicaba, no estado de São Paulo. Além disso a Caipirinha fori considerada uma bebida local e desta forma servida em festas e eventos da alta sociedade.

Dessa forma, refletindo a intensa cultura da cana da açúcar na região. A caipirinha surgiu, para ser um substituto local de boa qualidade para o whisky e o vinho importados. Sendo assim, serviam a bebida constantemente em festas de agricultores da classe alta, vendas de gado e eventos da classe alta.

Desde então, no início do século XX, nos anos 30, já era viável encontrá-la em outros estados. Especialmente no Rio de Janeiro bem como em Minas Gerais. E logo depois se disseminou pelo país. Sendo dessa forma hoje considerada uma bebida típica do Brasil e a mais servida em bares, restaurantes e eventos.

Esta é a verão mais difundida e a mais aceita, entretanto, a Origem da Caipirinha tem muitas variações, veja as mais contadas.

A História da Caipirinha segundo o IBRAC

Entretanto, em outra versão contada pelo IBRAC (Instituto Brasileiro da Cachaça), a História da Caipirinha começa no ano  de 1918, no interior do estado de São Paulo. Nesta versão, a composição da caipirinha se baseia em uma receita bem sucedida feita com limão, alho e mel. Um remédio caseiro da época que era então, indicada para pacientes que contraíram a gripe Espanhola.

Como era bastante comum adicionar um pouco de álcool a todos os remédios caseiros, dessa forma precipitando o impacto terapêutico. A cachaça, constantemente utilizada, por ser de barata bem como de fácil acesso a todos graças a cultura de cana de açúcar tão disseminada no pais.

Até que um dia, alguém tomou a decisão de tirar o alho e o mel, e Logo depois acrescentaram algumas colheres de sacarose para adoçar a bebida. Logo depois acrescentou-se o gelo, com o objetivo de tornar a bebida mais refrescante e afastar o calor. Secundo conta Carlos Lima, o então diretor executivo do IBRAC (Instituto Brasileiro da Cachaça).

Segundo ele, a difusão da caipirinha para o resto do Brasil teria ocorrido através da Semana de Nova Arte de 1922, em São Paulo. A bebida teria ganho grande fama entre os artistas do evento como sinal de patriotismo e amor pelo Brasil. Além disso os artistas a teriam introduzido em seus estados de origem após o evento.

A História da Caipirinha pelo Jornal Gazeta do Povo do Paraná

A História da Caipirinha tem uma terceira versão, segundo esta versão citada em um artigo do jornal Gazeta do Povo do Paraná, Ela conta outra história.

O artigo, sugere que a Caipirinha teria surgido a muito mais tempo atrás. afirmando que marinheiros que passavam pelo estado do Rio de Janeiro, teriam então acrescentavam limão às doses de cachaça que bebiam para evitar o escorbuto.

Além disso adição do açúcar, teria sido apenas uma questão de tempo. Esta alusão, entretanto, não menciona quais historiadores ou estudiosos defendem esta tese.

A Origem do nome da Caipirinha

Uma quarta versão da origem da Caipirinha, afirma que o nome “caipirinha” é uma homenagem à pintora Tarsila do Amaral, nascida no centro de São Paulo. Segundo esta versão, a pintora serviu a bebida às pessoas que freqüentavam sua casa em Paris antes da Semana da Nova Arte de 1922. Esta versão também afirma que a bebida recebeu o nome de “caipirinha” em homenagem à pintora, que nasceu no centro de São Paulo.

Qual a Verdadeira História da Caipirinha?

Realmente não existe uma prova concreta de qual das versões é a verdadeira, a única coisa que é possível afirmar sobre Origem da Caipirinha é que ela surgiu em São Paulo e é um drink 100% Brasileiro.

Conclusão História da Caipirinha

Se você é um apreciador(a) da caipirinha não deixe de ler o nosso artigo Como Fazer Caipirinha de Limão. e se você gostou da História da Caipirinha. Comente, compartilhe e nos siga nas redes sociais. Traremos muitas Histórias dos Drinks, suas origens, bem como suas receitas originais e variações.

Veja Também as melhores Receitas de Drinks Saborosos

Receita Cosmopolitan Drink Clássico Americanos que ficou famoso na Série Sex and The City

Como fazer Caipirinha com Sprite, Aprenda mais esta Combinação de Caipirinha com Refrigerante!

Receita Mojito Drink com Rum que surgiu a mais de 100 anos!

Caipiroska com Energético se que uma Energia Extra, este é seu Drink!

Receita Sex On The Beach, Conhece este Drink que Nasceu em 1987 do Sol da Florida EUA

5/5 – (1 vote)

The post História da Caipirinha, Conheça a Origem da Caipirinha, Considerada Bebida Típica do Brasil appeared first on Mestre dos Drinks.

Essa publicação História da Caipirinha, Conheça a Origem da Caipirinha, Considerada Bebida Típica do Brasil foi vista primeiro no blog Mestre dos Drinks